Educação de Resultados!
O Colégio Mendel Vilas, desde sua fundação no ano de 1997, consagrou-se como referência em aprovação no município de Lauro de Freitas. Ao longo de nossa história, conduzimos milhares de alunos ao sucesso nos exames mais concorridos do país.
Nos últimos anos, temos nos debruçado intensivamente sobre a performance dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio, sobretudo após a adoção deste como principal critério de seleção nas mais importantes universidades públicas do país. No caso da Universidade Federal da Bahia, especificamente, o ENEM foi adotado como primeira fase em 2012 (ainda existia a segunda fase discursiva) e, em 2013, como critério único e geral.
Sempre ocupando papel de destaque entre os melhores resultados em Lauro de Freitas, o Mendel vem implementando ações, ano após ano, para a conquista de frutos cada vez mais expressivos. Desde o ENEM 2016, nossos alunos têm apresentado avanços consecutivos, com um salto da média geral de 610 pontos (ENEM 2016) para 625 pontos (ENEM 2017), até um resultado de 648 pontos no ENEM 2018.
No comparativo entre 2017 e 2018, percebemos um crescimento significativo nas médias de todas as áreas do conhecimento: em Linguagens, de 564 para 592 pontos; em Humanas, de 609 para 645 pontos; em Matemática, de 638 para 658 pontos; em Redação, de 730 para 771 pontos. A análise desses dados é levada em consideração no momento de estabelecer estratégias de melhoria junto aos estudantes e toda equipe de profissionais.
Nos últimos anos acumulamos aprovações em Medicina na Universidade Estadual de Santa Cruz e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em Direito, Arquitetura, Economia, Psicologia, Farmácia e Letras na Universidade Federal da Bahia, em Engenharia Mecânica e da Computação na Universidade Federal de Sergipe, além de resultados na Universidade de Brasília (UNB) e Universidade de São Paulo (USP), instituições reconhecidas como as melhores do país. O #JeitoMendeldeSer também conquistou o mundo com aprovações na University of Michigan (Estados Unidos) e Universidade de Coimbra (Portugal)!
Diversas ferramentas tem sido adotadas para continuarmos alcançando a melhoria desses resultados, como é o caso da Plataforma Eleva, que chegou para dar mais suporte aos alunos no seu processo de preparação, seja através do sistema de avaliações e simulados, seja por meio da plataforma adaptativa virtual, a qual disponibiliza um banco gamificado de questões que possibilita o maior engajamento do estudante. O aumento da carga horária de redação também foi de fundamental importância para a melhoria dos resultados nessa disciplina que constitui grande importância na construção da nota final do ENEM.
O Mendel conta com a principal equipe de professores da região, composta por nomes consagrados em colégios e pré-vestibulares, tais como: Yomar Seixas (Geografia), Zé Carlos Bastos (Literatura), Lucas Rocha (Redação), Jorge France (Atualidaedes), Bira Benício (Biologia), Tomas Wilson (Física), Rubinho (Matemática), Serginho (Química), Marcelo Queiroz (Química), Douglas Bezerra (Biologia), André Ribas (Matemática) e Dudu (Inglês). No Mendel, esses profissionais passam por um processo de formação continuada para proporcionar o melhor desempenho aos nossos estudantes.
A participação em Olimpíadas desde as séries iniciais do Ensino Fundamental II também tem contribuído bastante para a construção de uma cultura de estudantes dedicados e sempre voltados para os melhores desempenhos. Em 2019 foram mais de 55 estudantes competindo pelo Mendel em Olimpíadas nacionais e regionais nas áreas de matemática, química, física e biologia.
Não apenas atento ao resultado objetivo nos vestibulares, o Mendel também se preocupa com a formação cidadã dos seus alunos e com sua inteligência socioemocional, por isso o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) surge como suporte nesse momento crítico de pressões e tomada de decisão, por meio de diálogos e debates que potencializam no aluno a inteligência emocional necessária para enfrentar esses desafios.
Realizamos também uma palestra exclusiva que prepara o aluno para responder os itens do ENEM observando a lógica da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é o critério adotado pelo exame na atribuição dos pesos de cada questão, de forma que o aluno possa conhecer melhor a prova e respondê-la com foco no máximo desempenho. Para o ano de 2020 lançaremos o Aprova Plus, programa voltado para resultados cada vez expressivos, a partir de cursos de matérias isoladas, aulões e monitorias, fique atento!
Contamos com o apoio e engajamento de toda nossa comunidade para uma escola comprometida com performances e aprovações cada vez mais expressivas. Somos a única escola que há mais de 20 anos sempre esteve entre os melhores resultados em aprovações no município de Lauro de Freitas. Ainda podemos e vamos conquistar muito mais juntos, esse é o #JeitoMendeldeSer.
Confira a lista de aprovados:
Ana Carolina Generoso – Undergraduate English Major (Michigan State University – USA) e Relações Internacionais (UFSC)
Brenda Carmo – Medicina (UESB), Odontologia (UNIT-SE) e Química (2º lugar na UFS)
Natália Cunha – Medicina (Bahiana)
Vinícius Goes – Direito (UFBA e 6º lugar na Baiana)
Caio Paiva – Direito e Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna (UFBA)
Felipe Barigchun – Economia (4º lugar na UFBA), Engenharia de Produção (2º lugar no SENAI) e Turismo (UNEB)
Caio Castro – Administração (UEFI)
Guilherme Teixeira – Engenharia da Computação (8º lugar na UFS)
Sara Campos – Psicologia (UFPR) e Publicidade e Propaganda (UNIFACS)
Jade Paracampos – Arquitetura e Urbanismo (UFBA)
Carlos Eduardo – Engenharia Mecânica (UFS)
Morgana Souza de Araújo – BI Humanidades (UFBA) e Relações Públicas (UNEB)
João Victor Medina Lira – Psicologia e Ciências Sociais (UFBA) e História (1º lugar na UNEB)
Bárbara Oliveira Duarte – Letras (UFBA e UNEB)
Lara Emanuelle Santos da Silva – Letras (UNEB)
Emilly Oliveira Cruz – Farmácia (UFBA)
Mariana Freaza Alvares – Psicologia (UNEB)
Alana Ferreira – 4º lugar em Arquitetura (UNIFACS), Nutrição (UNIFACS) e Odontologia (UNIME)
Alex Boanerges – Engenharia da Computação (1º lugar na UNIFACS e SENAI CIMATEC)
Alice Queiroz – Direito (3º lugar na UNIFACS)
Amanda Carvalho – Psicologia (1º lugar na UNIFACS)
Beatriz Buri – Enfermagem (UNEB) e Medicina Veterinária (UNIME)
Carlos Emanuel – Educação Física (1º lugar na Bahiana, UNIME e Unifacs)
Danielle Duque – Letras (Universidade de Coimbra, Portugal), Letras (USP) e B.I. Saúde (UFBA)
Diego Cantu – Ciências Sociais (UNIFESP-SP)
Felipe Guerreiro – Direito (Baiana e UNIFACS)
Gabriel Oliveira – Engenharia Mecânica (SENAI CIMATEC)
Gabriela Sampaio – Serviço Social (UFBA e UCSAL)
Gabriele Meireles – Psicologia (UNIME)
Guilherme Pagel – Biologia (Mackenzie – SP e UCSAL)
Iasmim Palma – Biomedicina (Bahiana)
Júlia Fernanda – Psicologia (Bahiana)
Laura Quadros – Jornalismo (Mackenzie- SP) e Odontologia (UNIT-SE)
Matheus Ferreira – Administração (UNIFACS)
Milena Duarte – Educação Física (UFBA) e Engenharia de Controle e Automação (SENAI CIMATEC)
Natália Alves – BI Humanas (UFBA)
Nathan Santos – Engenharia da Computação (UNIME e UNIFACS)
Pedro Mariano – B.I. de Ciências e Tecnologia (UFBA) e Engenharia da Computação (SENAI CIMATEC)
Quésia Gazineu – Odontologia (UNIME)
Rafael Coelho – Teatro (4º lugar na UNEB)
Sarah de Saboya – Serviço Social (UNB-DF)
Yasmim Barreto – Engenharia Civil (SENAI CIMATEC)
Pedro Teotônio – Ciências Econômicas (UFBA)
Geovana Layse – B.I. de Saúde (UFBA)
Guilherme Bahia – B.I. de Humanas (UFBA)
Maria Eduarda Jucene – Química (UFR) e Engenharia Química (UCSAL)
Beatriz Leal – Direito (UNIFACS)
Blenda Sá – Direito (Baiana e Ruy Barbosa)
Guilherme Borges – Engenharia Civil (SENAI CIMATEC)
Júlia Abijaúde – Biomedicina (Bahiana)
Leonardo Solla – Engenharia Elétrica (SENAI CIMATEC e UNIFACS)