Sobre o Colégio
Projeto Pedagógico
“Cabe à escola na concepção freireana: […] amar o conhecimento como espaço de realização humana, de alegria e de contentamento cultural; cabe-lhe selecionar e rever criticamente a informação; formular hipóteses, ser criativa e inventiva (inovar): ser provocadora de mensagens e não pura receptora; produzir, construir e reconstruir o conhecimento elaborado. (…) Ela não pode distribuir poder, mas pode construir e reconstruir conhecimentos, saber, que é poder. A tecnologia precisa estar associada ao exercício da cidadania. A escola deixará de ser “lecionadora” para ser “gestora do conhecimento”. A educação tornou-se estratégica para o desenvolvimento. Mas, para isso, não basta modernizá-la. Será preciso transformá-la profundamente. […] A escola precisa dar o exemplo, ousar construir o futuro. Inovar é mais importante do que reproduzir com qualidade o que existe. A matéria prima da escola é sua visão do futuro”.
Moacir Gadotti
O diferencial de qualidade de um colégio revela-se no seu Projeto Pedagógico e na equipe que faz esse projeto acontecer. O nosso Projeto tem como eixos estruturadores:
- Formação de Valores, estimulando nos nossos alunos, em parceria com as famílias, a sua cidadania ética e ambiental;
- Ensino centrado em atividades de Leitura e Escrita como um compromisso de todas as disciplinas;
- Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático;
- Foco na preparação para os principais exames do país através da plataforma adaptativa, simulados, ”aulões” e preparatórios específicos;
- Metodologias ativas e participativas: aluno no centro do processo de ensino; ensino híbrido, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e projetos;
- Contextualização do Conhecimento: percepção sobre a relevância do que está sendo estudado;
- Interdisciplinaridade: é concretizada, na prática, através da aprendizagem por projetos e como uma prática incorporada por cada professor no seu dia a dia de aula, quando faz as ligações necessárias com outros ramos do conhecimento;
- Desenvolvimento de inteligência socioemocional, através de práticas individuais e coletivas, com base no Laboratório Inteligência de Vida;
- Projeto de Trabalho: forma metodológica de “abrir a escola para o mundo” e tem como elemento essencial a Pesquisa de temas de relevância social;
- Desenvolvimento do raciocínio científico-investigativo;
- Estímulo ao corpo e movimento através de atividades esportivas e artísticas;
- Professores e Corpo Técnico em formação continuada;
- Oficinas de Competências e Habilidades de ler, escrever e raciocinar com lógica-matemática que se constituem em ferramentas para aquisição de todo e qualquer conteúdo e processo de estudo;
- Avaliação: prioridade nas avaliações discursivas e processuais;
Entre em contato conosco: