A avaliação do processo educativo é um recurso que instrumentaliza o docente quanto ao processo de ensino e de aprendizagem, retroalimentando as ações pedagógicas, bem como oportuniza ao estudante comunicar suas aprendizagens e autoavaliar a construção do conhecimento.
Nesse momento de Ensino Remoto, as adaptações às novas formas de aprender a aprender vem se consolidando e as avaliações processuais dialogam com o desenvolvimento das propostas, registrando o desenvolvimento de cada estudante.
Com o avançar das atividades do Ensino Remoto, torna-se necessário ressignificar o conhecimento dentro do processo online vivido pelos estudantes. Em tempo, ao retornarmos às atividades presenciais, ainda será necessário ações para revisitar as habilidades e competências trabalhadas durante as atividades do Ensino Remoto.
Retomada processual – ressignificando o conhecimento
Para compor o I trimestre do Ensino Fundamental I, as avaliações processuais (em formatos diversos como questionários online, trabalhos, atividades, etc) tiveram um parâmetro de análise guiada por expectativas de aprendizagem X percentil de assertividade, dando condições qualiquantitativas de análise, respeitando a adaptação dos estudantes ao novo momento. As aferências dos registros tiveram o formato de Relatório Individual, enviado para cada estudante, através do seu e-mail institucional.
Para melhor percepção da comunicação do estudante sobre suas aprendizagens aliada a sensibilidade de que o momento inicial foi de adaptação aos recursos, os estudantes que obtiveram o alcance de até 59% dos Questionários Onlines realizados através do Forms, terão um momento de reaplicação mediada pelo professor regente e agendado previamente.
Também, será aplicado o procedimento de retomada com todos os estudantes. Essa atividade de retomada será um Questionário Online multidisciplinar (para isto, usaremos o Forms), com valor de 2,0 pontos.
Para finalizar a nota do I trimestre, haverá a composição dos percentis apurados, transformados em nota somado a nota atingida na atividade de retomada. (MÉDIA PERCENTIL + ATIVIDADE DE RETOMADA= A MÉDIA DO I TRIMESTRE)
O acréscimo da nota da retomada terá o seguinte critério :
A atividade de retomada terá data divulgada previamente. Segue exemplo:
Média Percentil
I trimestre |
Atividade de retomada
Valor 2,0 |
Média final do I trimestre |
88% = 8,8 | Nota obtida = 1,8 | Só acresce 1,2
8,8 + 1,2 = 10,0 |
47% = 4,7 | Nota obtida = 2,0 | Acresce 2,0
4,7 + 2,0 = 6,7 |
Processo Avaliativo – II trimestre 2020
Para o II trimestre, as avaliações processuais do Ensino Fundamental I mantêm o parâmetro guiado pelas expectativas de aprendizagem, somado a nota de cada avaliação. As avaliações processuais terão o formato de questionários online (Google Forms), atividades guiadas, questionário gameficado, trabalhos diversificados e serão identificadas como “Atividade Pontuada”, como acontece no momento presencial. As avaliações terão a seguinte distribuição:
As atividades avaliativas formais serão aplicados no momento da aula, com a supervisão do professor regente e terão suas datas divulgadas previamente. Os trabalhos processuais também terão suas datas e prazos devidamente divulgados.
As crianças serão acompanhadas durante o processo pela equipe pedagógica e a comunicação entre escola X família será, mais do que nunca, uma ponte para alicerçar essas construções.
Atenciosamente,
Colégio Mendel Vilas.